Cartilha de etiqueta profissional no WhatsApp

rawpixel-658245-unsplash

O comunicador e aplicativo WhatsApp tem 1,5 bilhão de usuários ativos mensais no munto todo e nada menos do que 60 bilhões de mensagens sendo enviadas todos os dias. Ninguém duvida mais da importância e relevância dele e, claro, compreende como ele se tornou uma ferramenta de trabalho para a maioria das pessoas ainda que seja apenas no quesito “comunicação”. Com base nisso, elaboramos uma cartilha de etiqueta profissional que tem o objetivo de melhorar ainda mais a experiência de uso do WhatsApp:

  • O WhatsApp é um comunicador instantâneo atrelado ao celular de alguém. Hoje, como todo mundo vive com o celular na mão o tempo todo, é importante entender que não é porque a pessoa recebeu a sua mensagem que ela leu. Não cobre respostas imediatas porque isso além de demonstrar falta de educação é falta de paciência. É urgente? Ligue. Simples assim.
  • Cada pessoa tem um timing. Uns trabalham mais durante o dia, outros melhor à tarde e por aí vai. Agora, mandar mensagem à noite por um assunto de trabalho é deselegante e inapropriado. Principalmente se for para um prestador de serviço ou funcionário. Espere o dia seguinte e o horário comercial para mandar mensagem. A não ser que seja um acordo entre vocês que ambos estão disponíveis full time.
  • A maioria das pessoas não trabalha aos finais de semana. Se você trabalha, isso é o seu caso e pode não ser o do outro. Espere a segunda-feira para mandar mensagens em grupos ou individuais. É mais do que falta de educação interromper o período de descanso de alguém por conta de uma mensagem de trabalho que você teve vontade de mandar no fds. Lembrou de falar algo no fds para alguém? Anote! Bloco de notas tá aí pra isso 
  • Se você faz parte de um grupo de trabalho no WhatsApp, não mande correntes, piadas (claro que há exceções) ou torne a conta um spam. Isso só vai irritar os outros membros e tornar a sua presença no chat cada vez mais indesejada.
  • Se você foi citado em uma mensagem específica no chat, responda-a. Não deixe uma pessoa sem resposta quando for perguntado(a) diretamente. 
  • Áudios em excesso são falta de educação! Muita! O hábito de mandar áudios demais faz com que você economize o seu tempo para gastar o tempo do outro que os recebe obrigando-o a escutar e responder a todos. Esse recurso do WhatsApp é para ser usado com moderação de um modo geral, quando se trata de rotina de trabalho então, mais ainda! Prefira escrever sempre e, se possível, de forma resumida. 
  • Às vezes a pessoa não viu, leu ou ouviu o que você mandou. Não é porque você mandou algo e a pessoa está online e não te respondeu que ela te ignorou. Quem trabalha com WhatsApp tem muitas caixas de mensagens e muitos chats. Não tome conclusões precipitadas. 
  • Por fim, entenda que a entonação por escrito é completamente diferente da falada. Às vezes você pode achar que alguém pode ter sido mais direto em uma resposta, ou teve um tom mais ríspido, quando na verdade a pessoa do outro lado da tela estava falando normalmente. Perceba a diferença de entonação por conta do aplicativo 😉 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s