Algumas lições de negócios que aprendi ao ver “Mad Men”

Por Carla Knoplech

Viciada em séries que sou, vez ou outra me pego revendo algumas das minhas preferidas, mesmo com tantas novas ofertas atuais. Outro dia revi numa tacada só a premiada Mad Men, na minha opinião uma das mais geniais disponíveis na Netflix. Engraçado que ela não foi amor à primeira vista. Na verdade eu tive que insistir nos primeiros capítulos até a mágica acontecer. E olha, ela realmente aconteceu. Exibida de 2007 a 2015, a obra se passa na Nova York de 1960 e retrata o dia a dia de uma agência de publicidade fictícia chamada Sterling Cooper. Tendo como personagem principal o publicitário Don Draper (esse pitel do Jon Hamm), a trama dá reviravoltas incríveis ao retratar cases de clientes, personagens pra lá de complexos e, claro, os costumes da época.

Mad-Men-Seanson-1-Porão-da-Música-770x433

Pois bem. Na primeira vez em que vi fiquei focada na história de fato e no desenrolar das 7 temporadas. Resolvi ver pela segunda vez e anotar as frases mais sensacionais para este artigo com o intuito de mostrar a aula de negócios que a série traz. Quem trabalha com prestação de serviço e vive o dia a dia das negociações com clientes sabe que a tarefa é muito prazerosa, mas está longe de ser fácil. E nesse cenário, Mad Men é nada menos que brilhante.

exclusives_mm_fashion_flipbook

Confira abaixo a lista de frases sensacionais da série criada pelo roteirista e produtor Matthew Weiner:

1 – Nunca se sabe onde nasce a lealdade.

2 – A propaganda não é sobre a novidade, mas sobre um sentimento de nostalgia.

3 – Nem sempre os clientes sabem o que é melhor pra eles mesmos.

mad-men-7x12-lost-horizon-600x400

4 – Há um ditado japonês que diz: o homem é a sala onde está. E neste momento Draper está aqui. (Frase dita após um colega de Draper revelar que o publicitário não é quem diz ser. Em seguida, Cooper dá esta lição de moral no delator)

5 – Eu não quero ter que vir até aqui toda vez que perdermos uma conta, isso é uma agência de publicidade, vou gastar o tapete.

Mad-Men

6 – Quem quer fazer negócios com gente assim? (Diz Don, irritadíssimo, quando a Jaguar só topa fechar negócio se dormir com a Joan, uma querida funcionária da agência)

7 – Eu já recomecei várias vezes, vai ficar tudo bem, essa é a pior parte. (Diz Don para Lane após enquadra-lo e demiti-lo após descobrir um cheque falsificado).

8 – Às vezes você precisa dançar com aquele que te ajudou.

mad-men-season-4

9 – Eu não concordo, mas eu sou um líder. Eu sou fiel à minha equipe.

10 – Clientes vem e vão. Você começa a perder o cliente no dia que o ganha.

Curtiu? Deixe sua opinião nos comentários! 😉

**Esse texto faz parte da seção Forrest Lab, da empresa Forrest-Conteúdo&Influência. A seção publica textos de autores diversos que têm em comum apenas uma característica: ter uma boa história para contar. O conteúdo dos textos publicados nesta seção expressa exclusivamente a opinião de seus autores e não têm qualquer relação com a empresa.

***Se você tem um texto interessante e gostaria de vê-lo publicado por aqui é só entrar em contato com a gente que vamos avaliá-lo e responder imediatamente:)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s