Aquele 1% microtendencioso

Por Carla Knoplech

photo-1453673380845-bf3db4295d66

Você pode até duvidar, mas neste exato momento em que você está lendo este texto existe um pequeno grupo, mais especificamente 1% da sociedade organizada em que vivemos que será o responsável por antecipar microtendências que só serão percebidas e incorporadas daqui a alguns anos. O fenômeno em questão restrito a menor parte de uma população é capaz de influenciar fortemente toda a estrutura de uma nação e, não raro, desponta antes em campanhas de marcas visionárias, pautas de grandes veículos de comunicação, na internet de um modo geral e no olhar apurado dos grandes trendsetters.

O termo alcunhado pelo autor Mark Penn, profissional da área de pesquisa de mercado nos EUA, ganhou fôlego e força depois que o livro “Microtrends: The Small Forces Behind Tomorrow´s Big Changes” (Microtendências: as pequenas forças por trás das grandes mudanças de amanhã) foi publicado na década passada e levantou 75 microtendências ocorridas no país norte-americano, sendo uma das principais o papel preponderante de uma minoria religiosa na reeleição do presidente George Bush em 2004.

O livro ainda muito atual traz dados que mostram microtendências aparentemente inofensivas à dinâmica da vida moderna, mas que quando analisadas de perto, revelam-se poderosas agentes de mudanças socioeconômicas. Por isso é preciso estar atento e monitorar toda e qualquer princípio de movimento que chame a atenção da sociedade. Pode ser que nele esteja a resposta para questões futuras, o caminho da inovação e a antecipação de cenários que vamos viver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s